Neste ano de 2023 a Comunidade Epifania celebra, com muita alegria, os 30 anos de fundação da Comunidade. O Carisma Epifania desabrochou no coração de jovens a partir de encontros de oração na matriz da Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, em Vitória, no ano de 1993. E no dia 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, nascia a Comunidade Epifania que em primeiro momento se chamava Comunidade Sagrada Família e que com o passar dos anos, Deus foi moldando o carisma, as inúmeras Obras Fraternas, a forma de ser e estar presente em tantos lugares.
O que é ser Epifania?
Para muitos que tentam resumir o que é ser Epifania, vem aos lábios a resposta: “Paz e Alegria”. Essa expressão, que pode até soar como clichê, é uma realidade concreta. A experiência com com aqueles que Deus mais ama. Onde, em cada lugar levar a esperança, o amor, a caridade e anunciar o carisma que todos os membros da Comunidade são chamados a ressoar.
De forma concreta, é retribuir, é doando livremente a própria vida, em favor da Igreja, dos jovens e por todos os homens. E é neste desejo de consumir-se e de fazer a vontade de Deus que muitos confiam as próprias vida à Comunidade Epifania, seja no modo de vida interna ou externa, pois assim se reconhecem plenamente felizes. Essa entrega e doação geram novos “sins”, alcança novas vidas e, com o testemunho, edifica almas.
30 anos de gratidão, alegria e esperança
No princípio muitos jovens, mas na medida da exigência da radicalidade evangélica, foram saindo. A Comunidade Epifania é uma Associação Privada de Fiéis. Nascida na Arquidiocese de Vitória em dezembro de 1993, identifica-se como uma nova forma de família eclesial que abre espaço para acolher, homens, mulheres, celibatários, casados e solteiros para viver uma nova forma de vida comunitária, sob o foco da experiência de Deus remetida à caridade, que conduz à beleza, à bondade e a verdade da dignidade humana. Esta nova forma favorece a consagração ao Cristo através de um carisma específico.
“A Igreja é o lugar onde floresce o Espírito, suscitando um dinamismo novo e imprevisto. Ele, quando intervém, suscita eventos cuja novidade causa admiração. “A Igreja cresce sempre no tempo graças à ação vivificante do Espírito”. Ele age constantemente para que as pessoas, chamadas por Cristo, percebam sua presença e reconheçam que as próprias instituições eclesiais são veículos privilegiados de carismas que edificam a Igreja de Cristo.” (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, 55ª Assembleia Geral, 04/55ª AG (Sub), introdução).
A Comunidade Epifania tem seu carisma fundamentado na encarnação de Jesus Cristo: “e o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e nós vimos sua glória” Jo 1,14 – Palavra que rege o carisma Epifania e que a leva a enamorar-se da Beleza Espiritual impulsionando-a à oração e à caridade.
oferta da vida é sinal de gratidão e compromisso com Àquele que deu a vida por nós.
Como afirma um dos Prefácios do Advento: “Agora e em todos os tempos, ele vem ao nosso encontro, presente em cada pessoa humana, para que o acolhamos na fé e o testemunhemos na caridade, enquanto esperamos a feliz realização de seu Reino” (Prefácio do Advento 1A).