O Papa Francisco aceitou a renúncia de dom Dario Campos, ofm, que entregou o cargo após completar 75 anos em 9 de junho de 2023. Hoje, 30 de dezembro de 2024, o Papa aceitou a renúncia de dom Dario Campos e nomeou dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, novo arcebispo de Vitória.
A Arquidiocese de Vitória agradece a Deus pela vida e presença de dom Dario nesta Arquidiocese e a dom Dario pela dedicação e empenho com que conduziu a pastoral nestes cinco anos e meio em que ficou conosco.
Dom Dario iniciou seu ministério episcopal em Vitória em janeiro de 2019 e uma de suas primeiras inciativas foi a convocação para uma Assembleia do Povo de Deus, ocasião em que percorreu todas as áreas pastorais, preparando o povo para a Assembleia.
Durante sua gestão pastoral privilegiou as paróquias, visitando-as, dentro de sua possibilidade de agenda, por ocasião da festa do padroeiro. Propôs a vivência da fé a partir das características da Igreja no Espírito Santo, em comunhão com a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e com o Papa Francisco e na fraternidade, valor franciscano que carrega com sua vocação.
Destacou-se pela facilidade e simplicidade com que se aproxima e acolhe a todos, em todas as situações, desde as solenidades aos encontros com pequenos grupos de pastorais e serviços.
Na organização pastoral criou dois vicariatos, sendo um para a Comunicação e outro para a Ação Social, Política e Ecumênica.
Para atender demandas pastorais criou nova paróquia na região serrana do Estado, em Pontões, Afonso Claudio.
Incentivou os padres ao estudo contínuo, enviando dois padres para estudar em Roma e flexibilizando as atividades pastorais daqueles que fazem pós-graduação em diversas áreas teológicas.
Estabeleceu que os diáconos transitórios fizessem uma experiência de missão antes da ordenação presbiteral, seja na Igreja-Irmã em Lábrea, seja no Pará na diocese de Araguaia. Na mesma linha de incentivo à missão incentivou os padres diocesanos a dedicarem um período às missões nas mesmas regiões.
Em junho de 2019, apoiou a criação do Fórum Igreja e Sociedade, que continua se reunindo com o objetivo de coordenar atividades sociais a partir dos princípios da Doutrina Social da Igreja.
Reabriu a Escola Diaconal em 2021 e a primeira turma de candidatos desta reabertura está no período de formação teológica em vista da ordenação.
Retomou a missa mensal com os políticos católicos, que não acontecia desde 2017.
Biografia:
Dom Dario Campos nasceu 9 de junho de 1948 em Castelo no Espírito Santo. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde cresceu e descobriu sua vocação Religiosa. Foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1977 na Ordem dos Franciscanos Menores e exerceu sua missão presbiteral em Minas Gerais.
Foi ordenado bispo em 26 de dezembro de 2000, quando se tornou coadjutor na diocese de Araçuaí, MG. Tornou-se titular e permaneceu em Araçuaí até 2004. De 2004 a 2011 foi bispo em Leopoldina, MG e de 2011 a 2018 foi bispo em Cachoeiro de Itapemirim, ES.
Em 2018 foi nomeado arcebispo de Vitória, ES e aqui permaneceu até se tornar emérito em 30 de dezembro de 2024.