“É missão de todos nós. Deus chama, eu quero ouvir a sua voz.”
Baseada na Palavra de Deus, que veio “para que todos tenham vida em abundância” (Jo. 10,10), a Missão com o Barco Hospital Laguna Negra, uma parceria da Comunidade Epifania com a Arquidiocese de Vitória, dentro do Projeto Igreja-irmã com a Prelazia de Lábrea, tem por finalidade o serviço da caridade e da esperança que decorrem do Evangelho de Cristo aos irmãos ribeirinhos e indígenas na região amazônica.
A primeira etapa da viagem de 2023, ocorreu no município de Pauiní, entre os dias 01/06 e 16/06. Através da Comunidade Epifania, a organização da missão tem início com campanha de medicamentos e profissionais da área da saúde, para o atendimento especializado de consultas médicas e odontológicas, sendo esses profissionais voluntários durante toda a missão. Estiveram presentes nesta primeira etapa da missão, médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, a presença do Bispo Emérito da Prelazia de Lábrea, Dom Frei Jesús Moraza Ruiz de Azúa OAR, e Rosangela Rodrigues, membro missionária da Comunidade Epifania.
O dentista Diego Fonseca, esteve na missão e relata um pouco da sua experiência missionária nesta primeira etapa. “Sempre tive vontade de fazer um trabalho voluntário depois que me formasse, e foram 11 anos para que isso acontecesse e acredito que foi em um momento em que pude absorver o máximo, tanto profissionalmente, pessoalmente e espiritualmente”, aponta.
O atendimento teve início na no município de Pauini, subindo o Purus e encerrou-se na Foz de Tapauá, aproximadamente 50 Comunidades, com aproximadamente 700 pessoas atendidas por médicos e enfermeiros com consultas, medicações, orientações básicas e 300 pessoas atendidas por dentistas com extrações, restaurações, limpeza e profilaxia, além de palestras de prevenção em saúde bucal para a comunidade.
No final de cada dia, as forças da equipe se revigoravam com a celebração da Eucaristia presidida pelo bispo Dom Jesus com cada uma das comunidades atendidas! A missão do Barco Hospital continua na Prelazia de Lábrea e seguirá até o início do mês de agosto.








