A Comunidade Epifania promoveu uma Chá Epifania e uma Live de Oração para marcar o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Com a pandemia do Covid – 19 a vida dos idosos ficou bem mais isolada. Pela idade e os riscos de infecção serem altos, fez com os nossos vovôs e vovós ficassem mais tempo em casa.
A Missão do Chá Epifania foi promovido em comemoração ao Dia do Idoso e dos Avós, contou com a participação dos consagrados da Comunidade Epifania e voluntários. Testemunhos, momento de partilha e comunhão com o Papa Francisco. Foram 60 kits elaborados com guloseimas e uma oração para que as pessoas pudessem realizar com seus idosos mais próximos de forma presencial ou virtual. O Evento foi de forma drive-thru e assim os amigos buscavam o seu kit para presentear os idosos que ainda devem permanecer em casa por conta da pandemia.
Além dos testemunhos que tivemos, a Comunidade Epifania levou informações sobre este momento instituído pelo pontífice. “A palavra de hoje é gratidão! Primeiramente a Deus, a Nossa Senhora, a cada idoso, a cada irmão e irmã que adquiriu um Chá para presentear um avô, avó ou idoso da sua família”, afirmou Luciane Carrera.
No dia 19 de julho, a Comunidade promoveu uma LIVE DE ORAÇÃO (ACESSE AQUI) pela vida dos idosos e avós com a participação da Adriana Cunha, Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Vitória. “‘Eu estou contigo todos os dias’ (cf. Mt 28, 20) é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó”, é o que escreve o Papa Francisco em sua mensagem para o 1º Dia dos Avós e dos Idosos, convocado por ele para o quarto domingo do mês de julho de cada ano.
Decreto da Penitenciaria Apostólica do Vaticano autorizou que as indulgências plenárias fossem concedidas nesse dia àqueles que participaram da Santa Missa, presencial ou virtualmente, idosos necessitados ou em dificuldade. Da mesma forma, estendeu-se aos idosos doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se uniram espiritualmente à data (pela televisão, rádio ou por outros meios de comunicação).
Dia Mundial dos Avós
Esta é a primeira vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração que deve ser celebrada a partir de agora, todos os anos, no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. O tema escolhido para a ocasião “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20) tem a finalidade de expressar a proximidade de Deus e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento de pandemia.
Com o lema “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28,20), o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado no quarto domingo do mês de julho. Contextualiza esta celebração no meio da Pandemia atual do Coronavírus, que trouxe perdas, solidão e outras tribulações aos idosos. Lembra a figura emblemática de Joaquim, a quem o Senhor atende enviando um Anjo no meio da noite para consolá-lo.
Este é o sentido desta data, tomar consciência que o Senhor de todas as idades, está sempre conosco, especialmente nos momentos atuais de isolamento e riscos de vida. Este Anjo terá um rosto de um filho, de um neto, de um vizinho ou mesmo da pastoral dos idosos, que virá para escutar e socorrer nossas necessidades.