Em 2006 a Comunidade Epifania inicia uma missão na Prelazia de Lábrea com envio de quatro missionárias consagradas para auxílio na formação pastoral na Paróquia São João Batista no Município de Canutama que compõe a Prelazia de Lábrea. Na trajetória da missão o trabalho com a população ribeirinha torna-se um encanto e ao mesmo tempo um desafio em meio à realidade precária das necessidades básicas humanas destes povos. Em janeiro 2007, ao realizar uma visita à Casa de Missão em Canutama, e deparando-se com este desafio, Dóris Pereira de Almeida, fundadora da Comunidade Epifania, senti uma inspiração em iniciar um trabalho direcionado especificamente à população ribeirinha através de um Barco Hospital que percorreria a calha do Rio Purus, afim de que esta mesma população pudesse receber atendimento médico e odontológico.

Assim, este “sonho” projeto, é apresentado a D. Jesus, bispo da Prelazia de Lábrea que acolheu muito bem. A partir de então inicia-se um processo de elaboração de um projeto a ser encaminhado à uma Instituição na Itália para aquisição da embarcação. Durante o tramite de aprovação de tal projeto, D. Jesus viaja em férias para sua cidade natal na Espanha, e tem uma grande a surpresa de encontrar um médico que procurava alguém para fazer a doação de um Barco Hospital equipado com um consultório médico e um consultório odontológico.

Em tempos, a Comunidade Epifania consegue alterar o objetivo do projeto e encaminha à Itália, que prontamente aprova, direcionando a verba para a manutenção e compra de alguns equipamentos que ainda faltavam para o Barco Hospital. Em setembro de 2007, o Barco Laguna Negra chega à Prelazia. No início de 2008 Pe. Éder Carvalho Assunção, atual Administrador Paroquial de Canutama, solicita a Pastoral Social da Paróquia São Francisco de Assis, Jardim da Penha, uma campanha de medicamentos a serem enviados para Canutama em vista das viagens.

A Pastoral Ribeirinha da Paróquia São João Batista coordenada pela Comunidade Epifania realiza 03 viagens em parceria com a Prefeitura Municipal de Canutama. Em novembro de 2010, a Comunidade Epifania retorna à Vitória, porém com o convite de D. Jesus a continuarmos a missão com o Barco Laguna Negra. Em 2013 a Comunidade Epifania reassume a missão com o Barco Hospital Laguna Negra.

Objetivo Geral

Evangelizar a Boa Nova de Jesus Cristo, na promoção da “vida em abundância Jo. 10,10”, às populações tradicionais (indígenas, ribeirinhos e mestiços), através de atendimento médico e odontológico na melhoria da qualidade de vida.

Fale com a Comunidade Epifania