Missão Laguna Negra

Entendendo a necessidade de ações que visem melhorar as condições de saúde e qualidade de vida da população ribeirinha, surgiu a Missão Laguna Negra, em parceria com a Comunidade Epifania da Arquidiocese de Vitória

Histórico

Em 2006 a Comunidade Epifania inicia uma missão na Prelazia de Lábrea com envio de quatro missionárias consagradas para auxílio na formação pastoral na Paróquia São João Batista no Município de Canutama que compõe a Prelazia de Lábrea. Na trajetória da missão o trabalho com a população ribeirinha torna-se um encanto e ao mesmo tempo um desafio em meio à realidade precária das necessidades básicas humanas destes povos. Em janeiro 2007, ao realizar uma visita à Casa de Missão em Canutama, e deparando-se com este desafio, Dóris Pereira de Almeida, fundadora da Comunidade Epifania, senti uma inspiração em iniciar um trabalho direcionado especificamente à população ribeirinha através de um Barco Hospital que percorreria a calha do Rio Purus, afim de que esta mesma população pudesse receber atendimento médico e odontológico.

Assim, este “sonho” projeto, é apresentado a D. Jesus, bispo da Prelazia de Lábrea que acolheu muito bem. A partir de então inicia-se um processo de elaboração de um projeto a ser encaminhado à uma Instituição na Itália para aquisição da embarcação. Durante o tramite de aprovação de tal projeto, D. Jesus viaja em férias para sua cidade natal na Espanha, e tem uma grande a surpresa de encontrar um médico que procurava alguém para fazer a doação de um Barco Hospital equipado com um consultório médico e um consultório odontológico.

Em tempos, a Comunidade Epifania consegue alterar o objetivo do projeto e encaminha à Itália, que prontamente aprova, direcionando a verba para a manutenção e compra de alguns equipamentos que ainda faltavam para o Barco Hospital. Em setembro de 2007, o Barco Laguna Negra chega à Prelazia. No início de 2008 Pe. Éder Carvalho Assunção, atual Administrador Paroquial de Canutama, solicita a Pastoral Social da Paróquia São Francisco de Assis, Jardim da Penha, uma campanha de medicamentos a serem enviados para Canutama em vista das viagens.

A Pastoral Ribeirinha da Paróquia São João Batista coordenada pela Comunidade Epifania realiza 03 viagens em parceria com a Prefeitura Municipal de Canutama. Em novembro de 2010, a Comunidade Epifania retorna à Vitória, porém com o convite de D. Jesus a continuarmos a missão com o Barco Laguna Negra. Em 2013 a Comunidade Epifania reassume a missão com o Barco Hospital Laguna Negra.

previous arrow
next arrow
Slider

O que é a Missão Laguna Negra? Trata-se de um serviço voluntário realizado em uma embarcação denominada “Barco Laguna Negra”, direcionado para levar amor e esperança à população ribeirinha e indígena de parte da Região Amazônica, através de atendimento médico e odontológico, com prescrição e distribuição de medicamentos e encaminhamentos de especialidades.

A embarcação é de propriedade da Prelazia de Lábrea. Possui 02 consultórios médicos com ar-condicionado, armários e maca; 01 consultório odontológico com cadeira odontológica, instrumentos e equipamentos odontológicos; 03 camarotes com camas e ar-condicionado; 01 depósito; 01 cozinha com fogão, armários e máquina de fazer pão; 01 despensa com geladeira, bebedouro, freezer e armários; 01 sala de comando e 02 áreas externas para circulação e descanso da tripulação com TV e antena parabólica. A energia utilizada na embarcação é gerada por dois motores que funcionam com óleo diesel, com alto consumo deste combustível.

Durante a missão, os atendimentos diários têm início às 8h e término às 17h. No final ou início de cada dia, é realizado um momento de celebração ou uma missa, presidida por padres que acompanham a viagem. Diversas atividades são realizadas durante o período de três meses ao longo da missão: consultas médicas com exame clínico, aferimento de pressão arterial, administração e fornecimento de medicamentos; tratamento odontológico (extrações, restaurações, profilaxia, consultas e palestras preventivas sobre higiene bucal; curativos e atendimentos emergenciais com administração de medicamento endovenoso e intramuscular; visitas domiciliares com atendimento médico aos idosos e acamados, bem como de apoio espiritual realizado pelos padres.

Os municípios de Pauini, Tapauá, Canutama e Lábrea são o cenário da Missão Laguna Negra, que visa despertar no voluntário da saúde a vivência da vocação missionária, convivendo, conhecendo, aprendendo e trocando experiências na realidade amazônica das comunidades ribeirinhas e indígenas. A Prelazia de Lábrea é uma circunscrição eclesiástica e está situada no centro-sul ocidental do Estado do Amazonas e pertence ao regional Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Quatro municípios com uma extensão territorial de 232.240,0Km², quase o tamanho do estado de São Paulo (Brasil). É composta por cinco paróquias e uma área missionária: N. Sra. de Nazaré (Lábrea); São João Batista (Canutama); Santo Agostinho (Pauini); Santa Rita (Tapauá) e São Francisco e São Sebastião (entre Canutama e Tapauá).