Jubileu de 30 anos da Comunidade Epifania é fruto do Batismo no Espírito Santo e da doação e vida ofertada aos pobres e pequenos
12 de dezembro de 1993. Há aproximadamente 30 anos nascia a Comunidade Epifania e os primeiros membros faziam o seu primeiro compromisso com o então Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Silvestre. A data integra, neste ano também os 25 anos de consagração da Fundadora da Comunidade Epifania, Doris Evangelizar é a missão de todo cristãoAlmeida.
Evangelizar é a missão de todo cristão
A Comunidade Epifania nasce a partir de reuniões entre dois casais (Victor e Raquel Schneider e Sérgio e Aline Rabello), membros da equipe arquidiocesana da Renovação Carismática para a oração comum e poucos meses depois o convite feito a Doris Almeida a compor esta pequena célula que se reunia aos domingos após a missa das 18h na Igreja Santa Rita de Cássia em Vitória, ES.
Um grande impulso para a compreensão desta célula enquanto comunidade foi a presença da Co-fundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, hospedada na residência de Victor e Raquel, para ministrar o Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica.
Sem muita clareza da vontade de Deus enquanto missão, desde o início a comunidade sempre procurou servir aos mais vulneráveis. Em sua primeira casa denominada “Casa São José”, ministrava gratuitamente aulas de reforço escolar, violão e inglês a crianças de baixa renda familiar. Também na evangelização com cursos de formação de discípulos para adultos e “barzinho para jovens”. Novos membros, muitas ideias, muitos sonhos, muito aprendizado até o Espírito Santo acostumar a comunidade a ouvir Deus através da voz da Igreja e a responder esta escuta com prontidão: “fiat!”
Em 1995 a Igreja nos confia uma missão: desenvolver um trabalho de acolhimento para crianças com Aids no Estado do Espírito Santo, o que realmente aconteceu à galope. Em 1996 já inaugurávamos a Casa Sagrada Família a partir de todo um trabalho desenvolvido junto às famílias que viviam com HIV/Aids.
Em 1996 a Igreja nos confia outra missão: assumir a comunicação e memória do CEN em vista de ganharmos algum dinheiro em função do trabalho com as crianças com AIDS com a responsabilidade de toda a gravação, filmagem, reprodução e distribuição do material para todo o Brasil do Congresso Eucarístico Nacional.
Em 31/05/98 acontece nosso 1º compromisso público com Dom Silvestre, na Catedral; Centenário de Santa Teresinha e Consagração de Doris à Igreja Particular de Vitória, na Ordum Virginum.