Nossa Espiritualidade

Espiritualidade Epifania:

“Que é o homem, para dele te lembrares, e um filho de Adão, para vires visitá-lo? E o fizeste pouco menos do que um deus, coroando-o de glória e beleza”. Sl 8, 5-6

O reconhecimento da nossa pequenez diante da grandeza de Deus ao constatarmos o que é o homem, tem como consequência uma profunda e enorme experiência da bondade de Deus: “O Verbo de Deus […] habitou no homem e fez-Se Filho do Homem, para acostumar o homem a apreender Deus e Deus a habitar no homem, segundo o beneplácito do Pai!” (Santo Irineu de Lyon).

Elevar-nos à Sua estatura. Essa experiência leva-nos, na paz e na alegria, à confiança ilimitada, ao abandono incondicional nos braços do Bom Deus e à prática da bondade.

Os componentes essenciais da espiritualidade do Carisma Epifania, que nos revela o estilo de vida que essa via nos propõe, no seguimento de Jesus Cristo pela consagração a esse carisma, são:

I – Gratidão: Somente um coração agradecido adora a Deus pelo que Ele é e por tudo o que se é e se tem na vida – oração;

II – Filiação: Deus é Pai, Bom e somos irmãos em Jesus Cristo – fraternidade;

III – Prontidão: A prontidão em servir, “Fiat!” Gratuito e alegre, glorificando a Deus com gesto fraterno e oração de louvor e gratidão. “E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva”. Lc 1,46-48;

IV – Confiança: esperar tudo do Bom Deus – fazer a experiência da providência. Confiança no Absoluto que está conosco em todas as situações da nossa vida.