inscrições (1)

Missão Laguna Negra 2024: Inscrições abertas para profissionais da Saúde

A missão do Barco Hospital Laguna Negra irá ocorrer entre os meses de maio a julho de 2024 na Prelazia de Lábrea, no Amazonas

A Comunidade Epifania em parceria com a Arquidiocese de Vitória e a Prelazia de Lábrea, abre inscrições para profissionais da saúde atuarem no Barco Hospital Laguna Negra 2024, a missão ocorre entre o período de maio a julho de 2024.

Os municípios que abrangem a Prelazia de Lábrea, no Amazonas, serão o cenário da Missão Laguna Negra, que visa despertar no voluntário da saúde a vivência da vocação missionária, convivendo, conhecendo, aprendendo e trocando experiências na realidade amazônica das comunidades ribeirinhas e indígenas.

O Barco Hospital Laguna Negra, necessita de profissionais de saúde voluntários para atuarem na região amazônica neste ano de 2024. O projeto desenvolvido desde 2007 pela Comunidade Epifania atende comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. O requisito é ter disponibilidade e formação em uma das especialidades necessárias: médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em saúde bucal e outros.

De acordo com a missionária da Comunidade Epifania, Eliana Machado, a comunidade organiza a coordenação da missão com apoio da Arquidiocese de Vitória e da Prelazia de Lábrea, por meio do Projeto Igreja-irmã, que realiza coletas para manutenção da viagem, com combustível e alimentação, mas a principal doação é de medicamentos.

“No ano de 2023, realizamos aproximadamente 6 mil atendimentos à população ribeirinha e comunidades indígenas. Além de visitas missionárias, atividades pastorais e Celebrações Eucarísticas. Nosso desejo é sempre levar esperança, caridade e amor aos nossos irmãos e irmãs da nossa Igreja-irmã de Lábrea. Todos os anos contamos com os voluntários da saúde que fazem essa missão junto com a Igreja”, destaca.

Os profissionais de saúde interessados em participar, poderão se inscrever até o dia 31 de janeiro. Os interessados devem ser capazes de contribuir com consultas médicas com exame clínico, aferimento de pressão arterial, administração e fornecimento de medicamentos, tratamento odontológico (extrações, restaurações, profilaxia, consultas e palestras preventivas sobre higiene bucal), curativos e atendimentos emergenciais com administração de medicamento endovenoso e intramuscular.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Missão do Barco Hospital Laguna Negra

Em 2007 a Comunidade Epifania iniciou uma missão na Prelazia de Lábrea com envio de quatro missionárias consagradas para auxílio na formação pastoral na Paróquia São João Batista no Município de Canutama. Na trajetória da missão, o trabalho com a população ribeirinha tornou-se um desafio em meio à realidade precária das necessidades básicas humanas destes povos. E em janeiro 2007, ao realizar uma visita à Casa de Missão em Canutama, e deparando-se com este desafio, Doris Pereira de Almeida, fundadora da Comunidade, sentiu uma inspiração para iniciar um trabalho direcionado especificamente à população carente através de um Barco-Hospital que percorreria a calha do Rio Purus com a finalidade de levar atendimento médico e odontológico a essa comunidade.

A situação da saúde no local é alarmante. As sedes dos municípios dispõem de pequenos hospitais, que funcionam sem nenhuma estrutura. É fácil presenciar pessoas morrendo devido à picada de cobra por falta de soro antiofídico nos hospitais da região. As doenças tropicais, muito comuns nas enchentes e vazantes, fazem verdadeiros estragos, principalmente com as crianças.

Projeto Igreja Irmã: Arquidiocese de Vitória e a Prelazia de Lábrea

O Projeto Igreja Irmã foi criado pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – no final do ano de 1972. No início de 1972, a Arquidiocese de Vitória assumiu o Projeto com a Prelazia de Lábrea, como consta no Livro tombo desta Prelazia. Ou seja, neste ano de 2022 celebra-se 50 anos desta fraterna relação entre a Prelazia de Lábrea (AM) e a Arquidiocese de Vitória. Ao longo destes anos, aconteceram diversas visitas e diálogos entre os bispos anteriores da Arquidiocese e da Prelazia, bem como mudanças na dinâmica do Projeto visando ampliar e qualificar sua ação.

Os projetos missionários desenvolvidos na Amazônia com o generoso apoio das Igrejas Irmãs servem de sinal, recordação e incentivo para que toda a Igreja no Brasil seja, de fato, missionária, ‘em estado permanente de missão’. O objetivo do Projeto Igrejas-irmãs é partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para com as Igrejas da Amazônia.

Tags: No tags

Comments are closed.