Pontificado de Pio XII: arquivos poderão ser consultados

Os documentos do Pontificado de Pio XII (1939-1958) já estão disponíveis para consulta por estudiosos no Arquivo Apostólico Vaticano e em outros arquivos da Santa Sé a partir de 2 de março de 2020. A abertura destes arquivos anunciada pelo Papa Francisco em 4 de março de 2019, foi precedida por um trabalho de mais de 14 anos.

Além do Arquivo do Vaticano, também poderão ser consultados o Arquivo Histórico da Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, o Arquivo da Congregação para a Doutrina da Fé, o Arquivo Histórico da Congregação para a Evangelização dos Povos (de Propaganda Fide), o Arquivo Histórico da Congregação para as Igrejas Orientais, o Arquivo da Penitenciaria Apostólica e o Arquivo Histórico Geral da Fábrica de São Pedro.

Uma vastidão de documentos

Em 27 de fevereiro, algumas emissoras de televisão puderam gravar imagens dos espaços de armazenamento do Arquivo Vaticano e de alguns documentos selecionados. Para dar uma ideia da vastidão da documentação disponibilizada, poderão ser consultados no Arquivo Vaticano – no que tange ao Pontificado do Papa Pacelli – 73 arquivos de representações pontifícias, 15 séries da Secretaria de Estado, 21 acervos de Congregações romanas e escritórios da Cúria e palatinos, 3 do Estado da Cidade do Vaticano e outros oito acervos. No total, portanto, 120 entre acervos e séries, com 20.000 documentos.

Verifique também

Togo recebe ajudas do Fundo Covid-19 instituído pelo Papa Francisco

O isolamento decretado pelas autoridades do governo para conter a pandemia de Covid-19 também teve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *