Conclusão da fase diocesana do processo de beatificação de Chiara Lubich

Chiara Lubich, nascida Silvia Lubich (Trento, 22 de janeiro de 1920 – Rocca di Papa, 14 de março de 2008) foi uma religiosa leiga italiana. Em 1964 fundou a “cidadezinha” de Loppiano nas colinas de Valdarno, próxima a Florença. A primeira de uma série de outras cidades em vários países do mundo que trabalham em prol de um Mundo Unido, onde procuram viver a espiritualidade da unidade 24 horas por dia em todos os aspectos da vida, principalmente o financeiro, pois não podem possuir bens, sequer o salário. Em 1966, propôs aos jovens a radicalidade do Evangelho dando vida ao Movimento Gen (Geração Nova).

Em 10 de novembro se concluirá em Frascati (Itália) a fase diocesana do processo de beatificação da fundadora do Movimento dos Focolares, e que terá continuidade no Vaticano, na Congregação para as Causas dos Santos.

A fase diocesana da causa de beatificação e canonização de Chiara Lubich se concluirá na Catedral de São Pedro às 16h30, com a realização da última sessão da investigação diocesana presidida por Dom Raffaello Martinelli Bispo de Frascati.

Com a conclusão definitiva desta fase, todos os procedimentos da investigação, sigilados, serão enviados ao Vaticano, após quase cinco anos de pesquisas e aprofundamentos sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade de Lubich.

Com esta passagem, o estudo dos atos continuará na Congregação para as Causas dos Santos.

Todo o processo teve início em 7 de dezembro de 2013 – cinco anos após a morte de Lubich – com a apresentação do pedido oficial ao bispo de Frascati pelo Movimento dos Focolares. Em 27 de janeiro de 2015, o bispo Martinelli respondeu ao pedido abrindo solenemente a causa.

Naquela ocasião o Papa Francisco, por meio de uma mensagem enviada àqueles que “conservam sua preciosa herança espiritual”, recordava o luminoso exemplo de vida da fundadora do Movimento dos Focolares.

Ademais exortava “a divulgar ao povo de Deus a vida e as obras daquela que, acolhendo o convite do Senhor, acendeu para a Igreja uma nova luz no caminho da unidade”.

(Com Ufficio Comunicazione Focolari)

Fonte: Vaticano News

Verifique também

Em fase de preparação segunda etapa da restauração do Santo Sepulcro

A segunda fase das obras de restauração e preservação da Basílica do Santo Sepulcro entra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *